Editais

Editais

Edital nº 2/2023 para convocação do:

2º CONGRESSO ARISTOTÉLICO-TOMISTA DE PSICOLOGIA

A Diretoria do Instituto De Anima, no uso de suas atribuições, torna público o lançamento do 2º Congresso Aristotélico-Tomista de Psicologia, a ser realizado entre os dias 18 e 31 de maio de 2024. Torna pública, outrossim, a abertura de inscrições e de submissão de trabalhos científicos. O presente edital apresenta as condições para a realização e a participação neste congresso. A inteira adesão e concordância dos interessados com todas as disposições do presente edital é condição “sine qua non” para sua efetiva aprovação e participação no referido congresso.

DISPOSIÇÕES GERAIS

1. Da modalidade

O congresso deve se realizar exclusivamente on-line mediante a divulgação de trabalhos escritos e aprovados pelo comitê científico do Instituto De Anima, no site do mesmo Instituto. O congresso não terá sessões presenciais, nem receberá trabalhos sobre a forma de vídeos ou de áudios. Os trabalhos ficarão expostos on-line durante o período compreendido entre os dias 18 e 31 de maio de 2024 para que sejam lidos e comentados pelos participantes.

2. Das inscrições

Este congresso está sendo patrocinado, razão pela qual as inscrições serão isentas de taxas. Para inscrever-se no congresso, o interessado deverá inscrever-se primeiramente no Instituto De Anima, também de modo gratuito. Após esta inscrição, o interessado poderá manifestar seu interesse em participar do congresso através do “Fale conosco” no site do Instituto ou através do e-mail contato@institutodeanima.com.br. Como via de regra, os inscritos no congresso devem apresentar trabalhos científicos escritos, porém exceções poderão ser avaliadas, ou seja, como exceção, poderão ser aceitas inscrições de meros assistentes. O prazo para as inscrições e para o envio de trabalhos escritos se inicia no dia 7 de outubro de 2023 e se encerra no dia 21 de abril de 2024.

3. Da submissão de trabalhos

Os trabalhos deverão versar sobre temas relacionados com a mente humana tendo como referencial teórico principal o enfoque psicológico aristotélico-tomista. Os trabalhos poderão ter a forma de relatos de casos clínicos, revisão de literatura, produção original de cunho empírico e estudos teóricos. Os trabalhos deverão ser redigidos segundo a metodologia da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e formatados de acordo com o “template” (modelo de formatação padrão e sugestão de conteúdos baseado no editor de texto Word) oferecido para download na opção “Congressos” do site do Instituto De Anima. O prazo para submissão dos trabalhos é o mesmo estipulado para as inscrições (de 7/10/2023 a 21/4/2024). Somente serão aceitos trabalhos que utilizem editores de texto como Word (.doc e .docx) e Open office (.odt), dando-se preferência pelo editor Word para maior garantia da preservação da formatação padrão constante no “template”. Não serão aceitos trabalhos em PDF ou outro formato não editável. Dá-se preferência aos trabalhos individuais, mas serão aceitos trabalhos com até três autores, desde que todos estejam inscritos no Instituto De Anima.

4. Da avaliação dos trabalhos

Os trabalhos serão avaliados por pareceristas anônimos integrantes do comitê científico do Instituto De Anima, os quais poderão sugerir alterações, correções, adaptações, etc., cuja aceitação por parte do autor será condição para aprovação final do texto. Os pareceristas anônimos poderão debater as alterações com os autores, mediante troca de e-mails enviados para contato@institutodeanima.com.br, de modo a chegarem a um texto final de consenso. Quando não for possível chegar a um texto de consenso, o participante poderá continuar inscrito no congresso, mas na condição de mero assistente.

5. Dos certificados

    Poderão receber certificados de participação os autores cujos trabalhos recebam a aprovação do comitê científico do congresso e apresentem comentários, enviados através do e-mail contato@institutodeanima.com.br, sobre pelo menos três trabalhos apresentados no congresso. Os comentários devem ser breves e claros, suficientes apenas para demonstrar a compreensão do texto e o juízo do participante sobre o trabalho comentado.

DISPOSIÇÕES JURÍDICO-ADMINISTRATIVAS

6. Da seleção dos trabalhos para publicação

Os trabalhos poderão ser selecionados pelos pareceristas anônimos do comitê científico do Instituto De Anima para eventuais publicações em livros e revistas acadêmicas. A publicação deverá ocorrer sem nenhum ônus para os autores e mediante as condições explicitadas adiante, no item sobre direitos autorais. A avaliação e seleção dos trabalhos para fins de publicação é de responsabilidade exclusiva dos pareceristas do comitê científico do Instituto.

7. Da responsabilidade sobre o conteúdo

A veracidade, as traduçõesa exatidão, inclusive das referências bibliográficas, a inexistência de plágios, as opiniões e quaisquer outros conteúdos apresentados nos trabalhos, bem como quaisquer consequências jurídicas adversas a que eles possam dar ocasião, são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores, ficando o Instituto De Anima totalmente isento de qualquer responsabilidade, sob quaisquer aspectos, ainda que pareceristas anônimos acreditados pelo Instituto tenham aprovado o trabalho, dado que a aprovação do texto final depende da concordância do autor com a revisão dos pareceristas. Naturalmente, e como medida preventiva, não serão aceitos trabalhos sobre temas ou com conteúdos polêmicos ou sob suspeita de qualquer forma de plágio (inclusive o chamado “autoplágio”), sob quaisquer aspectos. Para evitar perdas de tempo por parte dos autores, convém entrar em contato antecipadamente com o comitê científico do Instituto De Anima, através do “Fale conosco” do site ou do e-mail contato@institutodeanima.com.br, para dirimir dúvidas e fazer prévias avaliações do conteúdo dos trabalhos.

8. Dos direitos autorais

     Os autores cedem seus direitos autorais sobre os respectivos textos ao Instituto De Anima mediante o simples fato de enviarem seus trabalhos para o congresso. Tal envio, realizado através dos e-mails do Instituto ou de qualquer outra forma, significa a inteira concordância com essa plena cessão de direitos autorais. Tal cessão de direitos autorais abrange inclusive o texto final elaborado em interação com os pareceristas anônimos do comitê científico, bem como eventuais divulgações e/ou publicações impressas, digitais ou em qualquer outra mídia que venham a ser promovidas pelo Instituto De Anima, o qual poderá publicá-los e divulgá-los tanto de modo gratuito (livre acesso), quanto mediante a  comercialização de publicações, de acessos a sites do Instituto, do angariamento de doações, propagandas, patrocínios, subvenções (tanto públicos, quanto privados) e qualquer outro modo de remuneração legítima concorde com a legislação vigente. Em qualquer um desses casos, a divulgação e/ou publicação realizada por parte do Instituto De Anima ocorrerá sem nenhum ônus para o(s) autor(es). Em contrapartida, os autores não terão nenhuma participação nos proventos oriundos de publicações de natureza comercial, patrocinada, subvencionada e/ou remunerada por qualquer outra forma em favor do Instituto De Anima, sendo tais proventos destinados única e exclusivamente a este último. Sem embargo, os autores ficam livres para publicar, por conta própria e sob sua exclusiva responsabilidade, seus respectivos trabalhos em qualquer mídia científica, sob qualquer forma (livre acesso ou mediante comercialização, patrocínio, subvenção ou qualquer outra forma de remuneração legítima), desde que após o término da realização do 2º Congresso Aristotélico-Tomista de Psicologia e sempre referindo o mencionado congresso como fonte de publicação original. Quando publicados desse modo pelos autores, os proventos resultantes serão única e exclusivamente destinados aos seus respectivos autores e o Instituto De Anima não terá nenhuma participação neles.

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

9. Do indeferimento de inscrição e cancelamento de participação

     Caso se verifique, a qualquer momento e sob qualquer modo, o descumprimento de uma ou mais das disposições constantes neste edital, a inscrição do candidato a participante será indeferida, ou cancelada, caso já tenha ocorrido a inscrição. Caso a irregularidade se verifique após a publicação do trabalho no congresso ou sob qualquer outra forma de publicação, o autor será sumariamente excluído do repositório de trabalhos apresentados no congresso ou de qualquer outra forma de publicação, de modo irrecorrível. Caso esta exclusão se dê por conta de qualquer tipo de erro científico, ético, metodológico ou de qualquer outra natureza, o autor será convidado a se retratar, mediante publicação de nota no site do mesmo Instituto. Caso o autor se negue a proceder a esta retratação, o próprio Instituto De Anima se encarregará de divulgar nota esclarecedora.

10. Dos casos omissos

     Os casos não previstos neste edital serão resolvidos a critério exclusivo da Diretoria do Instituto De Anima.

      São Paulo, 7 de outubro de 2023.

      A Diretoria do Instituto De Anima.

 

Edital nº 1/2023 para convocação do:

1º CONGRESSO ARISTOTÉLICO-TOMISTA DE PSICOLOGIA

A Diretoria do Instituto De Anima, no uso de suas atribuições, torna público o lançamento do 1º Congresso Aristotélico-Tomista de Psicologia, a ser realizado entre os dias 18 e 31 de maio de 2023. Torna pública, outrossim, a abertura de inscrições e de submissão de trabalhos científicos. O presente edital apresenta as condições para a realização e a participação neste congresso. A inteira adesão e concordância dos interessados com todas as disposições do presente edital é condição “sine qua non” para sua efetiva aprovação e participação no referido congresso.

DISPOSIÇÕES GERAIS

1. Da modalidade

O congresso deve se realizar exclusivamente on-line mediante a divulgação de trabalhos escritos e aprovados pelo comitê científico do Instituto De Anima, no site do mesmo Instituto. O congresso não terá sessões presenciais, nem receberá trabalhos sobre a forma de vídeos ou de áudios. Os trabalhos ficarão expostos on-line durante o período compreendido entre os dias 18 e 31 de maio de 2023 para que sejam lidos e comentados pelos participantes.

2. Das inscrições

Este primeiro congresso está sendo patrocinado, razão pela qual as inscrições serão isentas de taxas. Para inscrever-se no congresso, o interessado deverá inscrever-se primeiramente no Instituto De Anima, também de modo gratuito. Após esta inscrição, o interessado poderá manifestar seu interesse em participar do congresso através do “Fale conosco” no site do Instituto ou através do e-mail contato@institutodeanima.com.br. Como via de regra, os inscritos no congresso devem apresentar trabalhos científicos escritos, porém exceções poderão ser avaliadas, ou seja, como exceção, poderão ser aceitas inscrições de meros assistentes. O prazo para as inscrições e para o envio de trabalhos escritos se inicia no dia 19 de março de 2023 e se encerra no dia 21 de abril de 2023.

3. Da submissão de trabalhos

Os trabalhos deverão versar sobre temas relacionados com a mente humana tendo como referencial teórico principal o enfoque psicológico aristotélico-tomista. Os trabalhos poderão ter a forma de relatos de casos clínicos, revisão de literatura, produção original de cunho empírico e estudos teóricos. Os trabalhos deverão ser redigidos segundo a metodologia da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e formatados de acordo com o “template” (modelo de formatação padrão e sugestão de conteúdos baseado no editor de texto Word) oferecido para download na opção “Congressos” do site do Instituto De Anima. O prazo para submissão dos trabalhos é o mesmo estipulado para as inscrições (de 19/3/2023 a 21/4/2023). Somente serão aceitos trabalhos que utilizem editores de texto como Word (.doc e .docx) e Open office (.odt), dando-se preferência pelo editor Word para maior garantia da preservação da formatação padrão constante no “template”. Não serão aceitos trabalhos em PDF ou outro formato não editável. Dá-se preferência aos trabalhos individuais, mas serão aceitos trabalhos com até três autores, desde que todos estejam inscritos no Instituto De Anima.

4. Da avaliação dos trabalhos

Os trabalhos serão avaliados por pareceristas anônimos integrantes do comitê científico do Instituto De Anima, os quais poderão sugerir alterações, correções, adaptações, etc., cuja aceitação por parte do autor será condição para aprovação final do texto. Os pareceristas anônimos poderão debater as alterações com os autores, mediante troca de e-mails enviados para contato@institutodeanima.com.br, de modo a chegarem a um texto final de consenso. Quando não for possível chegar a um texto de consenso, o participante poderá continuar inscrito no congresso, mas na condição de mero assistente.

5. Dos certificados

    Poderão receber certificados de participação os autores cujos trabalhos recebam a aprovação do comitê científico do congresso e apresentem comentários, enviados através do e-mail contato@institutodeanima.com.br, sobre pelo menos três trabalhos apresentados no congresso. Os comentários devem ser breves e claros, suficientes apenas para demonstrar a compreensão do texto e o juízo do participante sobre o trabalho comentado.

DISPOSIÇÕES JURÍDICO-ADMINISTRATIVAS

6. Da seleção dos trabalhos para publicação

Os trabalhos poderão ser selecionados pelos pareceristas anônimos do comitê científico do Instituto De Anima para eventuais publicações em livros e revistas acadêmicas. A publicação deverá ocorrer sem nenhum ônus para os autores e mediante as condições explicitadas adiante, no item sobre direitos autorais. A avaliação e seleção dos trabalhos para fins de publicação é de responsabilidade exclusiva dos pareceristas do comitê científico do Instituto.

7. Da responsabilidade sobre o conteúdo

A veracidade, as traduçõesa exatidão, inclusive das referências bibliográficas, a inexistência de plágios, as opiniões e quaisquer outros conteúdos apresentados nos trabalhos, bem como quaisquer consequências jurídicas adversas a que eles possam dar ocasião, são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores, ficando o Instituto De Anima totalmente isento de qualquer responsabilidade, sob quaisquer aspectos, ainda que pareceristas anônimos acreditados pelo Instituto tenham aprovado o trabalho, dado que a aprovação do texto final depende da concordância do autor com a revisão dos pareceristas. Naturalmente, e como medida preventiva, não serão aceitos trabalhos sobre temas ou com conteúdos polêmicos ou sob suspeita de qualquer forma de plágio (inclusive o chamado “autoplágio”), sob quaisquer aspectos. Para evitar perdas de tempo por parte dos autores, convém entrar em contato antecipadamente com o comitê científico do Instituto De Anima, através do “Fale conosco” do site ou do e-mail contato@institutodeanima.com.br, para dirimir dúvidas e fazer prévias avaliações do conteúdo dos trabalhos.

8. Dos direitos autorais

     Os autores cedem seus direitos autorais sobre os respectivos textos ao Instituto De Anima mediante o simples fato de enviarem seus trabalhos para o congresso. Tal envio, realizado através dos e-mails do Instituto ou de qualquer outra forma, significa a inteira concordância com essa plena cessão de direitos autorais. Tal cessão de direitos autorais abrange inclusive o texto final elaborado em interação com os pareceristas anônimos do comitê científico, bem como eventuais divulgações e/ou publicações impressas, digitais ou em qualquer outra mídia que venham a ser promovidas pelo Instituto De Anima, o qual poderá publicá-los e divulgá-los tanto de modo gratuito (livre acesso), quanto mediante a  comercialização de publicações, de acessos a sites do Instituto, do angariamento de doações, propagandas, patrocínios, subvenções (tanto públicos, quanto privados) e qualquer outro modo de remuneração legítima concorde com a legislação vigente. Em qualquer um desses casos, a divulgação e/ou publicação realizada por parte do Instituto De Anima ocorrerá sem nenhum ônus para o(s) autor(es). Em contrapartida, os autores não terão nenhuma participação nos proventos oriundos de publicações de natureza comercial, patrocinada, subvencionada e/ou remunerada por qualquer outra forma em favor do Instituto De Anima, sendo tais proventos destinados única e exclusivamente a este último. Sem embargo, os autores ficam livres para publicar, por conta própria e sob sua exclusiva responsabilidade, seus respectivos trabalhos em qualquer mídia científica, sob qualquer forma (livre acesso ou mediante comercialização, patrocínio, subvenção ou qualquer outra forma de remuneração legítima), desde que após o término da realização do 1º Congresso Aristotélico-Tomista de Psicologia e sempre referindo o mencionado congresso como fonte de publicação original. Quando publicados desse modo pelos autores, os proventos resultantes serão única e exclusivamente destinados aos seus respectivos autores e o Instituto De Anima não terá nenhuma participação neles.

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

9. Do indeferimento de inscrição e cancelamento de participação

     Caso se verifique, a qualquer momento e sob qualquer modo, o descumprimento de uma ou mais das disposições constantes neste edital, a inscrição do candidato a participante será indeferida, ou cancelada, caso já tenha ocorrido a inscrição. Caso a irregularidade se verifique após a publicação do trabalho no congresso ou sob qualquer outra forma de publicação, o autor será sumariamente excluído do repositório de trabalhos apresentados no congresso ou de qualquer outra forma de publicação, de modo irrecorrível. Caso esta exclusão se dê por conta de qualquer tipo de erro científico, ético, metodológico ou de qualquer outra natureza, o autor será convidado a se retratar, mediante publicação de nota no site do mesmo Instituto. Caso o autor se negue a proceder a esta retratação, o próprio Instituto De Anima se encarregará de divulgar nota esclarecedora.

10. Dos casos omissos

     Os casos não previstos neste edital serão resolvidos a critério exclusivo da Diretoria do Instituto De Anima.

      Ponta Grossa, 19 de março de 2023.

      A Diretoria do Instituto De Anima.